“Método da Abelhinha”
1ª Etapa - Período Preparatório ou Integração da Criança
2ª Etapa – História ou Início da Alfabetização
Capítulo 1 – Vogais a, e, i, o, u (abelha, escova, índio, óculos, urso)
Capítulo 2 – Consoantes v, d, l, m (vaga-lume, dália, lobo, minhoca) e a palavra mágica quadiduvivu.
Capítulo 3 – Consoantes p, g, r, t
(pipa, gato, rato, torre).
Capítulo 4 – Consoantes b, s, j, n
(bule, sapo, jacaré e neném).
Capítulo 5 – Consoantes f, c, z, x
(faca, caracol, zebra, Xaveco).
Capítulo 6 - Apresentação do h
(harpa) e dos dígrafos ch, nh, lh.
Capítulo 7 – Fim da história.
Apresentação da Abelhinha com
as novas asas (Introdução dos
sons Ah! Oh!).
3ª Etapa – Completando a Alfabetização
Uso da cedilha, til, r e rr, s, ss, qu.
Referências:
SILVA, Almira Sampaio Brasil da; PINHEIRO, Lúcia Marques; CARDOSO, Risoleta
Ferreira. Método Misto de Ensino da Leitura e da Escrita e História da
Abelhinha – Guia do Mestre. 7. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
“Método da Abelhinha”
1ª Etapa - Período Preparatório ou Integração da Criança
2ª Etapa – História ou Início da Alfabetização
Capítulo 1 – Vogais a, e, i, o, u (abelha, escova, índio, óculos, urso)
Capítulo 2 – Consoantes v, d, l, m (vaga-lume, dália, lobo, minhoca) e a palavra mágica quadiduvivu.
Capítulo 3 – Consoantes p, g, r, t
(pipa, gato, rato, torre).
Capítulo 4 – Consoantes b, s, j, n
(bule, sapo, jacaré e neném).
Capítulo 5 – Consoantes f, c, z, x
(faca, caracol, zebra, Xaveco).
Capítulo 6 - Apresentação do h
(harpa) e dos dígrafos ch, nh, lh.
Capítulo 7 – Fim da história.
Apresentação da Abelhinha com
as novas asas (Introdução dos
sons Ah! Oh!).
3ª Etapa – Completando a Alfabetização
Uso da cedilha, til, r e rr, s, ss, qu.
Referências:
SILVA, Almira Sampaio Brasil da; PINHEIRO, Lúcia Marques; CARDOSO, Risoleta
Ferreira. Método Misto de Ensino da Leitura e da Escrita e História da
Abelhinha – Guia do Mestre. 7. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
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